Coroação dos Reis do Carnaval 2025

sexta, 21 de fevereiro


Na abertura da celebração carnavalesca, temos a honra de anunciar a coroação dos reis do Carnaval 2025! A cerimónia de coroação terá lugar este sábado, dia 22, às 22h30, na Festa de Abertura no Espaço Folia, antes do concerto dos Santamaria, com entradas gratuitas.

Convidamos todos os foliões a juntarem-se a este momento e celebrar e homenagear os novos reis do carnaval, que representam a alma e a tradição desta festa tão especial. 

Consolidando a aposta dos últimos anos em figuras da terra para ocupar o cargo de Reis do Carnaval, Estarreja escolheu dois rostos que personalizam o espírito do entrudo estarrejense.

 

António Ferreira
Brinca ao Carnaval desde que se lembra. Aos 10 anos já vinha mascarado para a Praça e assim vivia o Carnaval de forma espontânea numa brincadeira que traz da infância. Não faltava ao Entrudo ao domingo e terça-feira de Carnaval em Estarreja, mesmo sem a organização que conhecemos hoje e que faz deste o melhor espetáculo de Carnaval. Recorda os saudosos bailes do tempo da sua juventude, em especial o memorável e histórico baile de farnel nos Bombeiros de Estarreja. 

Nunca deixou de se mascarar e brincar ao Carnaval e em 2002 decide entrar num grupo de folia “Os Xateados” (grupo com mais de 30 anos) onde desfila pela primeira vez fantasiado de padeira. Neste feliz percurso de folia vive o dia e festeja as noites e mesmo que já não desfile nos Grandes Corsos Carnavalescos não perde a oportunidade de celebrar o Carnaval nas suas festas pela noite dentro. Para este folião, 83 anos de idade é apenas um número, porque vende juventude e o verdadeiro espírito de folia e diversão! (Faz anos 84 anos no dia 8 março de 2025). Ser Rei no Carnaval de Estarreja é “como um prémio. Fiquei muito contente porque sempre gostei do Carnaval e da diversão”. Palavras para quê? É seguir o exemplo deste nosso Rei, aproveitar cada momento, viver e ser feliz!

 

Carla Rodrigues
O Carnaval está presente desde sempre na vida desta foliã. Guarda a imagem mais remota dos avós paternos mascarados, preparados para os "assaltos" que faziam a casa de familiares e amigos e também de os ver desfilar nas Marchas Luminosas (um dos desfiles mais característicos do Carnaval de Estarreja) ou no fim dos corsos gordos. 

O seu primeiro desfile aconteceu no Carnaval Infantil em 1984, pela Escola das Laceiras (atual Escola Visconde de Salreu). No fim da década de 80 e inícios de 90 desfilou no "Outeiro da Marinha", quando o Carnaval ainda se organizava por lugares. Em 1998 integrou o grupo feminino "Xicas na Palheta", fazendo o primeiro desfile no Grande Corso do Carnaval de Estarreja em 1999; aí se manteve de alma e coração até 2013, ano em que cumpriu 15 desfiles. Deixou de desfilar, mas não de estar no Carnaval, pois ainda fez parte dos órgãos diretivos da Xicas até 2014, e claro, a viver as grandes noites do Carnaval (já serão mais de 30 anos de noites e de alguns amanheceres). Passou a ser público e “a ser feliz com o fantástico espetáculo a céu aberto e com as diversas festas" do Carnaval de Estarreja.


Venha saudar os novos reis do Carnaval de Estarreja

carnaval@acestarreja.pt