Filme do Carnaval de Estarreja’23 é exibido no domingo

terça, 18 de abril


O Carnaval de Estarreja não acaba em fevereiro. Depois de uma edição memorável, o Entrudo está de volta, não só ao grande ecrã, mas também à avenida do Carnaval!

No próximo domingo, dia 23 de abril, estão todos são convidados para (re)viver os melhores momentos da edição de 2023 no grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja. A sessão está marcada para as 17h e os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

De 4 a 7 de maio, Estarreja é palco de um dos principais eventos nacionais e europeus de samba, o “Samba com Vida”, organizado pela Escola de Samba Trepa de Estarreja, com o apoio do Município de Estarreja. 

No mês de junho, dia 17, realiza-se a 11.ª edição do Troféu Nacional de Samba que volta a reunir, no Parque Municipal do Antuã, as escolas de samba que se sagraram campeãs da edição de 2023 dos principais carnavais de Portugal. Numa espécie de “carnaval de verão”, com samba luso, antevê-se um espetáculo de cor, alegria, qualidade, criatividade e muita exuberância.

Campeões “Trepa de Estarreja” e “ZsaZsa’s” 

Durante 17 dias em fevereiro, Estarreja foi invadida por mais de 100 mil foliões e curiosos para celebrar o entrudo estarrejense. Após dois anos de um difícil interregno por causa da pandemia da COVID-19, as 4 escolas de samba e os 7 grupos de folia proporcionaram um espetáculo ímpar, com uma duração de cerca de duas horas e meia, aos milhares de espectadores que pisaram o “teatro a céu aberto” de Estarreja.  Num total de mais de mil foliões, acompanhados por 17 carros alegóricos, estes grupos pisaram a “avenida” com brilho, criatividade, alegria, empenho e dedicação, elevando a qualidade e o nível artístico do Carnaval estarrejense. 

Foi com o enredo “Então é Natal” que a escola de samba “Trepa de Estarreja” conquistou o coletivo de juízes, arrecadando o primeiro lugar da edição de 2023 do Carnaval de Estarreja. Na categoria de grupo de folia, os “Zsazsa’s” fizeram a festa “disco” e arrecadaram o primeiro lugar com o tema “80´s feitos num 8”. 

O “carro da realeza” com Joakin Pereyra e Antónia Santos, e os Reis de Palmo e Meio, Mariana Valente e Paulo Teixeira, também brilharam nos Grandes Corsos de Carnaval.

Maior impacto económico e afluência 

Em 2018, o Município de Estarreja e a Associação do Carnaval iniciaram um novo conceito e modelo de gestão do Carnaval que hoje permite afirmar que em Estarreja vive-se o melhor espetáculo de Carnaval. O trabalho desenvolvido pretende proporcionar uma cada vez melhor experiência ao visitante.  A edição de 2023 ficou marcada pelo impacto económico estimado em três milhões de euros, com uma afluência às ruas de Estarreja de cerca de 100 mil pessoas, durante todos os dias do evento.

Nos Grandes Corsos Carnavalescos, passaram pelo Sítio do Carnaval perto de 20 mil visitantes. A organização disponibilizou 5 mil lugares sentados e mais de 7 mil lugares de pé, em plataformas com vários níveis para melhor visibilidade, e parques de estacionamento na periferia do recinto com transfer. Assim como a bilheteira online, que permitiu a compra antecipada sem deslocações e sem filas de espera.

Fruto de um vasto trabalho de equipa, desde setembro, o mês em que começaram os preparativos, estima-se que cerca de cinco mil pessoas tenham estado envolvidas nos trabalhos de preparação e organização deste Carnaval.

Este evento âncora estarrejense teve ainda a capacidade de entreter milhares de pessoas de todo o mundo através da transmissão em direto no Facebook em três dias de emissão no Desfile Noturno e nos Grandes Corsos de domingo e de terça-feira. Na terça-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro, a RTP emitiu, em direto do Parque Municipal do Antuã e durante 7 horas, o “Especial Carnaval de Estarreja” a telespectadores de todo o país e do mundo. 

Novo modelo da programação das noites 

A organização de uma das maiores festas da região de Aveiro assumiu este ano um novo modelo de programação e animação noturna, com o objetivo de reforçar o sentimento de pertença e de maior identidade da comunidade com a festa carnavalesca, fomentando maior dinâmica da economia local. Tendo como palco principal a Praça Francisco Barbosa, o Espaço Folia privilegiou artistas locais e nacionais, tendo subido ao palco 17 bandas, cantores, grupos, rodas de samba e djs.

Já há data para 2024?

O Carnaval de Estarreja regressa em 2024 e já há datas definidas. De 3 a 13 de fevereiro, a folia regressa à cidade!

Carnaval de Estarreja 2023 em números:
- 5 desfiles;
- 4700 desfilantes;
- 17 carros alegóricos;
- 4 escolas de samba;
- 7 grupos de folia;
- 17 espetáculos;
- 100 mil visitantes;
- 5000 pessoas envolvidas na produção e organização.

carnaval@acestarreja.pt