Carnaval de Estarreja regressa em pleno em 2023

A folia arranca já este sábado, dia 21, e só termina a 21 de fevereiro.

quinta, 19 de janeiro


O Carnaval de Estarreja, um dos melhores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, vai voltar a receber os Grandes Corsos, o Desfile Noturno da Escolas de Samba, o Desfile Infantil, e um programa complementar que integra concertos, espetáculos, espaços de atelier e visitas aos bastidores desta verdadeira “fábrica da fantasia”. O anúncio foi feito pelo Município de Estarreja e pela Associação do Carnaval de Estarreja esta terça-feira, dia 17.

Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, garantiu que “vamos levar para a rua um Carnaval de extrema qualidade representando este ano um investimento municipal, direto, no valor de 375 mil euros, idêntico ao dos últimos desfiles”. 

Evento âncora estarrejense tem novidades em 2023

A edição de 2023 traz novidades. Uma nova identidade gráfica que apela à origem e às memórias do entrudo estarrejense. Isabel Simões Pinto, vereadora da cultura, realçou que “com a nova imagem celebramos a origem e as memórias do nosso Carnaval, com a reinterpretação da centenária Batalha das Flores, nunca esquecendo os elementos alusivos a esta festividade. Também a cidade se transformará com decorações das montras, varandas, janelas e uma instalação artística recriando este ambiente de folia que nasceu em 1897.” 

O regresso do “Espaço Folia” à Praça Francisco Barbosa, que conta com o envolvimento e o compromisso de todo o comércio local do centro urbano da cidade, é outra novidade desta edição. A autarca explicou que “este novo modelo de programação das noites reforça o sentimento de pertença e de maior identidade da nossa comunidade com a festa carnavalesca, fomentando maior dinâmica da economia local.” Com esta nova dinâmica, Isabel Simões Pinto acredita que” quem chegar a Estarreja vai sentir o ambiente de folia e de alegria que se irá sentir entre a praça, com o que estará a acontecer no Espaço Folia, e os bares/cafés, desde o Sítio do Carnaval até à Avenida Visconde de Salreu.”

Entrudo estarrejense é sustentável e solidário

Em 2023 é renovada a parceria com a ERSUC. O Carnaval é um eco evento com a redução das quantidades de resíduos produzidos com a distribuição de estruturas por todas as Sedes dos grupos, a separação de embalagens e a recolha seletiva distribuídas por todo o Sítio do Carnaval e o respetivo encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas no Evento. As receitas da recolha destes resíduos reverterão a favor do Serviço de Oncologia Pediátrica, do Hospital Pediátrico de Coimbra, numa parceria com o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Durante todo o evento, mais de 50 voluntários terão a oportunidade de fazerem parte de um projeto cultural, com uma grande produção, integrando uma equipa multidisciplinar. Segundo a vereadora da cultura, “este grupo de voluntários é um precioso recurso e uma peça chave para o sucesso deste evento.”

Diferentes expressões culturais convivem num evento único

Em Estarreja vive-se o carnaval brasileiro, tradicional e da folia, para as famílias e da comunidade. A programação complementar é espelho disso mesmo e arranca já no dia 21 de janeiro com o Carnaval da Fantasia que tem como mote mostrar, visitar, experimentar e construir. Workshops, conversas, visitas, oficinas e uma exposição para descobrir. Tudo isto até dia 18 de fevereiro.

A partir do dia 11 e até 21 de fevereiro, os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles e os grandes corsos - e a Praça Francisco Barbosa - o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço de grande diversão e alegria. Toy (11 de fevereiro), Nel Monteiro (15 de fevereiro), Rouxinol Faduncho (17 de fevereiro), Funil & Abelhinha (19 de fevereiro) e Kumpania Algazarra (20 de fevreiro) são alguns dos nomes que sobem ao palco nas noites quentes de Carnaval.

Mais de 1400 pequenos foliões pisam a “avenida” do Parque Municipal de Antuã com o Desfile Infantil (12 de fevereiro). Na noite de 15 de fevereiro, as Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos, invadem as ruas estarrejenses. E começam com a tradicional chegada do Rei Joakin Pereyra e da Rainha Antónia Santos à Estação da CP. Neste desfile do “entrudo trapalhão”, onde não faltará a sátira política e social, estão todos convidados a participar e a brincar ao Carnaval de forma genuína, numa noite que é única e distintiva da identidade cultural do Carnaval de Estarreja. O Desfile Noturno das Escolas de Samba (17 de fevereiro) será um autêntico espetáculo onde as escolas apresentarão os seus enredos, histórias contadas por ricos figurinos, coreografias, melodias e carros alegóricos.

Os tão aguardados Grandes Corsos Carnavalescos chegam no domingo (19 de fevereiro) e na terça-feira seguinte. Os 7 Grupos de Folia (Apeados) e as 4 escolas de Samba, após dois anos de interregno, saem à rua para mostrar o trabalho árduo de meses a fio. 

O presidente da Associação de Carnaval de Estarreja, Pedro Silva está a acompanhar o trabalho das 4 escolas de samba e dos 7 grupos de folia e prometeu que será um “Carnaval em cheio” e quem assistir aos Grandes Corsos verá “2h20 de espetáculo de grande qualidade.”

Compra de bilhetes para os quatro desfiles já está disponível


Os bilhetes para o Carnaval Infantil, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os dois Grandes Corsos podem ser comprados online através da plataforma da BOL ou na bilheteira física, situada na praceta do Mercado Municipal, onde também é possível adquirir o merchandising oficial do evento.


:: Consulte a programação completa

 

carnaval@acestarreja.pt