“Das vitrines, vão descer nuvens de flores”

Ação de ilustração vai florir as montras da cidade numa alusão à Batalha das Flores

sexta, 13 de janeiro


A célebre Batalha das Flores, que está na origem do Carnaval de Estarreja, irá inspirar um projeto artístico de ilustração nas vitrines das montras da cidade. Se é comerciante do centro da cidade, inscreva-se nesta ação que envolverá um total de 50 montras. Neste Entrudo, a folia também desfila nas lojas comerciais de 11 a 21 de fevereiro.

No início do século XX, o cartaz de 1929 anunciava as Batalhas das Flores: “cortejos soberbos, cavalgadas brilhantes, carros allegoricos de muitíssima piada e luotas tremendas de flores, confetis e serpentinas!!!”. 

Em 2023, as ilustradoras Rita Ponciano e Inês Antunes vão florir a cidade, estando previsto o início da intervenção no dia 6 de fevereiro. O Carnaval de Estarreja desafiou as duas artistas a ilustrar as vitrines das montras do comércio local localizadas no centro urbano para celebrar e assinalar o Entrudo. 

Esta ação vai chegar a 50 comerciantes com o objetivo de envolver o pequeno comércio no projeto artístico, integrando a ambientação da cidade durante os festejos carnavalescos e o envolvimento da comunidade, numa forte alusão às origens do carnaval estarrejense e às memórias da Batalha das Flores, fortalecendo o sentimento de pertença.


Condições para participar:
* Serão selecionadas as primeiras 50 montras inscritas pertencentes ao centro urbano (Av. 25 de abril, Praça Francisco Barbosa, Largo Heróis da Grande Guerra, Rua Souto Alves, Avenida Visconde de Salreu, Rua Visconde Valdemouro, Rua Dr. António Madureira)
* Obrigatoriedade de manter a ilustração até ao dia 21 de fevereiro de 2023 (inclusive)
* Dar condições na montra para que as artistas possam trabalhar livremente
*As montras inscritas não deverão ter vinil colado ou outros elementos que impossibilitem o trabalho

Formulário de inscrição: ILUSTRAÇÃO | COMÉRCIO LOCAL


“De muitas janelas desciam nuvens de flores a que correspondiam com intrepidez os fornecimentos dos carros, alguns dos quais apareceram artisticamente enfeitados”. 
In “O Povo da Murtosa”, 19 de fevereiro de 1912

carnaval@acestarreja.pt