Dias de “Samba Com Vida” em Estarreja

É um dos principais eventos do samba a nível europeu

Quinta, 5 de Maio


Na última edição, em 2020, o SCV contou com a participação de 3 mil pessoas, de 20 nacionalidades. Este ano, “estão reunidas as condições para termos um grande evento”, anunciou Pedro Salsa, da organização, durante a apresentação do evento que teve lugar na última quinta-feira, dia 28, no Cine-Teatro de Estarreja.  

“A componente formativa é o principal pilar do SCV”, complementado com atividades lúdicas, espetáculos, convívio e outros divertimentos. Pedro Salsa sublinhou que “o programa centrado na componente formativa e pedagógica” tem o objetivo de “melhorar a nossa oferta, como um produto que se chama Carnaval”. Para tal, estarão presentes especialistas do samba vindos do outro lado do Atlântico: Macaco Branco, Bianca Monteiro, Marcella Alves, Leandro Assis, Priscilla e Rodrigo, para dirigirem workshops de instrumentos, dança e criação de adereços.

Esta edição apresenta novidades. Pedro Salsa destaca três: “a pensar nos sambistas de amanhã”, o SCV Kids, destinado a crianças dos 6 aos 14 anos, com várias áreas de especialização, “um marco importante para o evento”, disse; a instalação de um segundo palco de espetáculos e de concertos; e o desfile noturno de escolas de samba, um “mega desfile” que no próximo sábado espera reunir 200 elementos da bateria, que será dirigida pela primeira vez na Europa pelo Mestre Odilon, e cerca de 250 figurantes (madrinhas de bateria, passistas, mestres sala e portas bandeira) de 20 escolas de samba do país.

A gala “Globos do Samba” abre o SCV na sexta-feira à noite e vai distinguir e premiar os que mais se destacaram no samba, com base em nomeações feitas pelas escolas de samba do país e posterior votação do público.

A organização do SCV considera que o “evento se tornou num importante pilar económico para o Municipio e do ponto de vista de melhoria de competências e de qualidade do nosso Carnaval”.

Realizado com o apoio do Município de Estarreja, o SCV está “de volta e com força”, numa terra de “foliões”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, que acredita que a iniciativa irá correr “tão bem como nos anos anteriores”, marcando o regresso dos grandes eventos à cidade. 

O programa do SCV e outras informações estão disponíveis nas redes sociais e no site www.sambacomvida.com 

carnaval@acestarreja.pt