Carnaval de Estarreja celebra as origens e as pessoas

quinta, 10 de fevereiro


Cancelados os corsos onde se apresentam as quatro escolas de samba e os sete grupos de folia, num total de um milhar de figurantes, o Município de Estarreja e a Associação do Carnaval prepararam um programa alternativo para assinalar a edição de 2022. Concertos, espetáculos, oficinas, animação de rua, entre outras ações que envolvem a comunidade e os agentes económicos locais, farão parte do programa deste ano.

No arranque do Carnaval em Estarreja, no dia 18, abrem-se as portas da Fábrica da Fantasia, com a realização de oficinas – de construção de adereços e de figurinos – nas sedes do Grupo de Folia Os Viscondes e da Escola de Samba Vai Quem Quer, os vencedores do Carnaval de 2020, em que se realizaram os últimos desfiles antes da chegada da pandemia da COVID-19. 

As baterias das escolas de samba e figurantes dos grupos de folia vão estar presentes em vários momentos, mantendo vivo o espírito carnavalesco e envolvendo a cidade na folia, destacando-se a animação nos dias 25 e 27, no centro da cidade, ou a Saudação aos Reis do Carnaval, que irá assinalar a noite das Marchas Luminosas, mesmo sem o habitual desfile trapalhão, mas convidando os estarrejenses a participarem mascarados. 

Espetáculos no Cine-Teatro

O Cine-Teatro será o palco dos espetáculos e em cartaz estão Tiago Nacarato com a Orquestra de Jazz de Estarreja (dia 19, 21h30), “Contar a cantar, uma História de Carnaval (dia 26, 22h30), João Seabra e Miguel 7 Estacas no espetáculo de stand up comedy “Sorria, é Carnaval” (dia 27, 17h), e os brasileiros Carlinhos 7 Cordas e Branka, com Samba Lê Lê, no concerto “Clássicos do Samba” (dia 28, 22h), na mesma noite em que o grupo estarrejense “Axé Brasil” dá um concerto itinerante num Trio Elétrico que irá percorrer as ruas da cidade.

O avanço da Ómicron trocou as voltas ao Carnaval, com o cancelamento dos principais desfiles, mas Estarreja continua a celebrar o entrudo e lança o convite aos estarrejenses para se mascararem e decorarem as suas casas com flores, recuperando e reinventando a Batalha das Flores do início do século XX.

Mascote LÓKAS chega aos estarrejenses

O envolvimento dos agentes económicos locais na concretização de outras iniciativas com cariz social continua a ser uma das prerrogativas do Carnaval, em especial nos tempos difíceis que vivemos. 

O artista plástico José Oliveira, principal construtor de carros alegóricos do Carnaval de Estarreja, não tem o volume de trabalho que é habitual nesta época, mas foi desafiado a criar uma peça com uma função ecológica sensibilizando para a separação e tratamento adequado dos resíduos. Com quatro metros de comprimento e dois de altura, a ECO-LÓKAS vai cumprir a sua missão ao serviço deste Eco-Evento, estando em exposição a partir do dia 19, no Parque Municipal do Antuã, que nesta altura se transforma no Sítio do Carnaval.

A mascote LÓKAS é uma das protagonistas do cartaz deste ano, mascarada de vice-almirante, que lidera a Task Force do Carnaval de Estarreja, e vai injetar doses de folia aos estarrejenses. Numa parceria com a empresa local Rebelo Artes Gráficas, a simpática lontra do BioRia vai ser distribuída, em formato de peças de cartão em 3D, a mais de uma centena de comerciantes para decoração das montras, e a 2500 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, num convite generalizado para se brincar ao Carnaval.  

A vertente social do Carnaval é mantida. A Cerciesta está a produzir máscaras de barro, com a silhueta da LÓKAS, numa produção limitada a 100 exemplares, e que pode apreciar na Loja do Carnaval, na Praceta do Mercado.   

Recuperar a Batalha das Flores

Passados quase 100 anos, a Batalha das Flores volta a Estarreja, reinterpretada numa instalação artística, que irá colorir a Praça Francisco Barbosa com o objetivo de atrair os foliões e celebrar a origem do Carnaval de Estarreja. O fim dos anos 20 marcam o fim da Batalha das Flores, mas 2022 pode mudar isso. A decoração da cidade manterá viva a folia e, este ano, desafia os estarrejenses a decorarem as suas janelas e varandas com flores.


:: Consulte o programa completo aqui
 

Ficheiros anexos
Carnaval2022WEB_ nH.jpg

carnaval@acestarreja.pt