10º Troféu Nacional de Samba: as cores dos melhores carnavais juntam-se em Estarreja

quarta, 19 de junho


No Parque Municipal do Antuã, desfilam as escolas de samba vencedoras dos carnavais de Estarreja, Ovar, Mealhada e Figueira da Foz. 

A “liga das campeãs” do samba está de regresso à cidade de Estarreja. A 10ª edição do Troféu Nacional de Samba vai reunir na mesma avenida as melhores escolas de samba dos principais carnavais de Portugal. O desfile acontece este sábado, dia 22, a partir das 22h, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.

As escolas de samba que se sagraram campeãs da edição de 2019 do Carnaval em Estarreja (Trepa de Estarreja), Ovar (Costa de Prata), Mealhada (Sócios da Mangueira) e Figueira da Foz (A Rainha), onde existe classificação na categoria do samba, preparam-se para mais uma competição, desta vez, com peso nacional.

Numa espécie de “carnaval de verão”, com samba luso, antevê-se um espetáculo de cor, alegria, qualidade, criatividade e exuberância, com mais de cinco centenas de figurantes a darem o seu melhor na alameda do parque da cidade, já batizada por muitos de “avenida do carnaval”.

Com 140 figurantes, cada escola de samba integra um conjunto de alas específicas: desde o mestre-sala e porta-bandeira, à comissão de frente, baianas, passistas e bateria.

A melhor a desfilar e que tiver melhor pontuação quando conjugados os vários critérios de avaliação - mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, fantasias, bateria, samba-enredo e conjunto - receberá o Troféu Nacional. O júri é constituído por elementos nomeados pelas próprias escolas de samba (dois elementos por cada escola que não podem votar no próprio grupo).

O samba até pode ter vindo do Brasil, mas já faz parte do Carnaval português e movimenta milhares de pessoas todo o ano, para quem “o samba é felicidade”. O encontro nacional, com disputa do troféu, realiza-se este sábado com um total de 560 figurantes.

A organização é da Associação do Carnaval de Estarreja, com o apoio da Câmara Municipal. Após o desfile decorre uma festa na tenda instalada no parque, com animação do DJ Alex xpress, também com entrada gratuita.

Escolas de Samba participantes e temas dos sambas-enredo:
Trepa de Estarreja - “Rir é o melhor remédio”
Costa de Prata, Ovar – “Bharat – O Mundo das Mil Cores”  
Sócios da Mangueira, Mealhada – “Por tudo o que é mais sagrado”  
Rainha, Figueira da Foz – “Divertilândia”

carnaval@acestarreja.pt