Carnaval Infantil enche ruas de cor e alegria

Segunda, 28 de Fevereiro

Carnaval Infantil 2011 - Escola da Bandeira

Catarina, da Escola das Laceiras, Salreu, tem apenas 9 anos e desfilou pelo quarto ano no Carnaval Infantil de Estarreja. “É giro e engraçado. Dancei, brinquei, enfim adorei!”, disse, disfarçada de feiticeira, no final do corso.

Os sorrisos de centenas de crianças multiplicaram-se em Estarreja numa tarde solarenga. A criatividade e imaginação dos mais novos revelaram-se mais uma vez no Carnaval Infantil que saiu para a rua ontem à tarde. 1200 figurantes, divididos por 12 grupos, participaram no desfile organizado pela Câmara Municipal.

Os Defensores da Floresta, do Jardim-de-infância de Vale Castanheiro, foram os primeiros a desfilar nas ruas da cidade de Estarreja, perante a curiosidade de milhares de pessoas que vieram assistir ao corso.

A Associação Humanitária de Salreu trouxe um conhecido conto de fadas, com pequenos mas dignos príncipes e delicadas “Brancas de Neve”. Os mais novos também se preocupam com o estado actual das nossas finanças. Uns espantalhos muito singulares, “Os Espanta Crise”, da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa, desfilaram para dar um susto na crise que nos atormenta.

O conhecido Harry Potter tem concorrência em Salreu. Os “Feiticeiros das Laceiras”, da Associação de Pais da Escola das Laceiras, espalharam magia e sorrisos. Os ritmos africanos vieram do Centro Paroquial São Tomé, de Canelas, com os seus alegres “Dikamba”.

Do Agrupamento de Escolas de Avanca, desfilaram 4 escolas. “Os Traquinas da Bandeira” trouxeram muita cor e travessuras à Praça Francisco Barbosa. A Escola da Congosta lembrou da importância para uma alimentação saudável com os seus “Morangos sem Açúcar”.

A Escola do Mato falou em “Saúde e Companhia”. “Chapéus há muitos”, mas os da Escola Egas Moniz são verdadeiramente especiais e originais. O grupo apresentou o trabalho desenvolvido em Educação Visual e Tecnológica, onde aproveitou vários materiais para criar chapéus muito diferentes.

Chapeleiros, coelhos, a Rainha de Copas e o seu exército de cartas invadiram a rua com a “Alice no País da Fundação”, pela Fundação Benjamim Dias Costa. Entrámos noutro “Reino da Fantasia”, com o Centro Paroquial de Avanca e as suas princesas e sapos.

O grupo das Amas de S. Tiago são eternas crianças que trouxeram o “Peter Pan” e companhia. Também o Noddy e seus amigos desfilarem em Estarreja com a Associação de Pais da Sra. do Monte. A Associação de Pais do Agro lembrou o Mundial de África. E os palhaços não podiam faltar a esta grande festa. O Centro Paroquial de Pardilhó animou o corso com uns palhacinhos muito vivos e pintados de todas as cores, a anteceder o carro da rainha, a Palhaça Picolé.

Escolas, Associações de Pais, Amas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) envolveram-se de corpo e alma neste espectáculo, tendo trabalhado nos últimos meses para divertiram não só as crianças como os espectadores.

Anabela Reis, da Fundação Benjamim Dias Costa, de Avanca, estava satisfeita com o resultado. “Correu muito bem. Basta as crianças estarem felizes”, disse. Por isso o esforço compensou. Em ano de crise, com um apoio da Câmara 10% mais baixo face à contenção, a responsável referiu que “quando há gosto as coisas acontecem” e enalteceu a colaboração das empresas e dos encarregados de educação.

Esta IPSS organizou informalmente uma comissão de carnaval onde a parceria entre pais e escola está “muito bem feita e em sintonia. Funciona maravilhosamente”. As crianças também participam e são envolvidas no desenvolvimento do tempo. “Há material da roupa deles que é feito por eles” e este ano a música do desfile foi gravada pelas próprias crianças.

A Câmara Municipal realça a importante colaboração por parte da comunidade escolar, nomeadamente professores e pais, sem os quais seria impossível alcançar uma organização de sucesso.  

A abertura o Carnaval Infantil foi animada pelos Kopinxas, grupo de teatro e animação de rua. As quatro escolas de samba integraram o desfile dando o ritmo com as suas baterias.

 

» As fotos do Carnaval Infantil 2011 estão no Menu Multimedia - Galeria de Fotografias do site do Município
Link directo http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=90

carnaval@acestarreja.pt