Domingo: Carnaval Infantil sai para a rua com 1200 figurantes

quarta, 23 de fevereiro

Carnaval Infantil 2010

Cerca de 1200 desfilantes participam no Carnaval Infantil 2011, organizado pela Câmara Municipal de Estarreja. O corso sai para a rua no próximo domingo, dia 27, às 15h, sob reinado da Palhaça Picolé, que volta a Estarreja para animar o corso dos mais novos. Defensores da floresta, os “Espanta-Crise” ou os feiticeiros são algumas das fantasias que vão invadir o centro da cidade.
 
Escolas, Associações de Pais, Amas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) continuam a ser os protagonistas do espectáculo, na Praça Francisco Barbosa, incentivando as próximas gerações do carnaval estarrejense. O evento envolve quase mil crianças e 200 adultos, divididos por 12 grupos. As quatro escolas de samba também integram o desfile animando com as suas baterias. A abertura fica a cargo dos Kopinxas, grupo de teatro e animação de rua.

De registar a importante colaboração por parte da comunidade escolar, nomeadamente professores e pais, sem os quais seria impossível alcançar uma organização de sucesso.  

PICOLÉ SERÁ RAINHA POR UM DIA

A actriz Ana Paula Mota é conhecida do grande público pela personagem "Palhaça Picolé" que interpretou durante muitos anos no programa Praça da Alegria da RTP e ainda hoje trabalha com o público infantil por todo o país.

A autarquia, a quem cabe a organização do Carnaval Infantil, decidiu atribuir um subsídio de 17€ por desfilante, bem como um subsídio de 80€ por carro alegórico. Em termos gerais estes valores acompanham as reduções na ordem dos 10% já anunciadas para este ano, em orçamento municipal.

PERCURSO

A formação dos grupos participantes vai acontecer na Rua Dr. Casimiro Silva Tavares, nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, a partir das 14h00. O desfile terá início na Rua das Comunidades Portuguesas, em frente aos serviços técnicos municipais, virando para a via pedonal dos Paços do Concelho. Seguirá para a Avenida Visconde de Salreu, terminando o desfile junto à Casa da Cultura. As crianças encerrarão a sua festa na Praça Francisco Barbosa.

Caso as condições atmosféricas não sejam favoráveis, haverá uma reunião na Casa da Cultura, com os responsáveis de todos os grupos, onde será decidida a realização do desfile nos moldes normais ou em alternativa passará para o Pavilhão Municipal.

As entradas para o corso são livres.


ORDEM do DESFILE

Abertura – Kopinxas

1 – Jardim-de-infância de Vale Castanheiro – Os Defensores da Floresta

2 – Associação Humanitária de Salreu – Branca de Neve

3 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa – Os Espanta Crise

ESCOLA DE SAMBA

4 – Associação de Pais da Escola das Laceiras – Os Feiticeiros das Laceiras

5 – Centro Paroquial de Canelas – Os Dikamba

6 – Agrupamento de Escolas de Avanca

Escola da Bandeira – Os Traquinas da Bandeira

Escola da Congosta – Morangos sem Açúcar

ESCOLA DE SAMBA

Escola do Mato – Saúde e Companhia

ESCOLA DE SAMBA

Escola sede – Chapéus há muitos

7 – Fundação Benjamim Dias Costa – Alice no País da Fundação

8 – Centro Paroquial de Avanca – No Reino da fantasia

ESCOLA DE SAMBA

9 – Amas de S. Tiago – Peter Pan

10 – Associação de Pais da Sra. do Monte – Noddy

11 – Associação de Pais do Agro – Mundial

12 – Centro Paroquial de Pardilhó – Palhaços

RAINHA PALHAÇA PICOLÉ

carnaval@acestarreja.pt