Estarreja, capital do samba

terça, 29 de junho

Trepa Coqueiro, vencedor do 3º Troféu Nacional de Samba

Estarreja consolida-se como a capital nacional do samba. Cinco dos principais carnavais do país – Estarreja, Mealhada, Ovar, Figueira da Foz e Sesimbra – competiram pela conquista do 3º Troféu Nacional de Samba. E pela terceira vez consecutiva, o prémio fica em casa. O grupo representante do Carnaval estarrejense, o Trepa Coqueiro, venceu a competição que se realizou no último sábado, no centro da cidade de Estarreja.

O júri, constituído por um representante de cada escola de samba participante, atribuiu a melhor classificação ao Trepa Coqueiro (89 pontos). Em segundo lugar ficou a escola representante de Sesimbra, a Bota no Rego (78 pontos). A Unidos do Mato Grosso, da Figueira da Foz, classificou-se na terceira posição (74 pontos). 

A recém-eleita direcção da Associação de Carnaval de Estarreja (ACE) faz um "balanço bastante positivo". Marcos Tavares, presidente da ACE, destaca a satisfação das cinco escolas presentes, bem como a adesão do público, com a presença de mais de mil espectadores no "sambódromo", instalado na rua dos Paços do Concelho. A presença das televisões nacionais, nomeadamente a SIC e a TVI, foi também uma “mais-valia”, refere o dirigente.

Outro aspecto que a organização sublinha é o saldo positivo que este ano se conseguiu obter. “A cidade de Estarreja ganhou e o Carnaval de Estarreja também. Será sem dúvida para repetir”, conclui Marcos Tavares.

Ficheiros anexos
3º Trofeu Nacional Samba 2010 - Votação.pdf

carnaval@acestarreja.pt