500 crianças desfilaram na "Batalha das Flores"

quarta, 3 de maio


A tarde estava convidativa e a população aderiu. No último domingo, cerca de 500 crianças reviveram a “Batalha das Flores”, alegres cortejos carnavalescos datados do final do século XIX e que estiveram na origem do Carnaval de Estarreja.

Até 1968, a "Batalha das Flores" realizava-se na Primavera. No domingo, os mais novos fizeram ressurgir essa tradição secular, numa iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja.

As pétalas substituiram as habituais serpentinas. E ofereceram-se flores. Flores naturais, flores feitas de papel, de tecido, dando um colorido especial a esta festa.

As crianças das escolas e instituições do concelho desfilaram na Praça Francisco Barbosa numa reedição do corso infantil que, no Carnaval, teve de ser cancelado por duas vezes devido ao mau tempo. Desta vez, o sol sorriu à pequenada.

Para os mais novos, o momento alto da tarde foi o contacto com os actores Mariana Monteiro e Miguel Bogalho, da novela da TVI, "Morangos com Açúcar", que interpretam as personagens Bia e Cristiano.

carnaval@acestarreja.pt