Carnaval de 2006 apresenta resultados positivos

Segunda, 10 de Abril


Contas positivas. A edição de 2006 do Carnaval de Estarreja obteve um lucro de 31 mil euros.

O relatório de contas foi aprovado por unanimidade dos grupos na Assembleia Geral da ACE – Associação de Carnaval de Estarreja, realizada na última quinta feira.

A actividade mobilizou uma receita de 232.229,90 euros e uma despesa de 201.124,61 euros. Feitas as contas, o resultado é de 31.105, 29 euros positivos.

“Uma gestão cuidada e apertada” foi obrigatória para se inverter a situação de acumulação do passivo, disse o presidente da direcção, Pedro Mendes.

A direcção “logrou reduzir substancialmente o passivo existente”, constatou o Conselho Fiscal que deu parecer favorável às contas apresentadas.

O valor total da dívida, herdada por anteriores direcções, aos grupos e escolas de samba era de 50 mil euros quando a actual direcção assumiu funções.

Esse valor foi reduzido para 36 mil euros. Ainda assim, antes de deixarem a direcção, os responsáveis tencionam “pagar mais 50% da dívida”, adiantou Pedro Mendes.

A direcção da ACE está prestes a terminar o mandato. “Que sejam promovidas eleições pois quem vier terá a casa arrumada para poder trabalhar e que apareça uma nova direcção que ficará com um fundo de maneio para começar”, disse o tesoureiro Paulo Tavares. As eleições deverão decorrer na segunda semana de Julho.

O representante da Câmara na direcção da ACE, Abílio Silveira, elogiou a “capacidade de gestão da equipa” e lançou o repto: “recomendo que a direcção se mantenha para dar continuidade ao bom trabalho”.

Até Julho, a ACE tem pela frente dois eventos. No dia 30 de Abril, recupera-se a “Batalha das Flores”, alegres cortejos carnavalescos datados do final do século XIX e que estiveram na origem do Carnaval de Estarreja.

No final deste mês, 500 crianças das escolas do concelho desfilam na Praça Francisco Barbosa numa reedição do corso infantil que teve de ser cancelado por duas vezes devido ao mau tempo. Na apresentação do espectáculo estarão duas caras bem conhecidas dos mais novos, actores da novela da TVI, Morangos com Açúcar.

No dia 1 de Julho, realiza-se o Carnaval de Verão. Este ano, retoma-se o formato de desfile nocturno na rua frontal ao Edifício dos Paços do Concelho com a presença das quatro escolas de samba e dos três primeiros classificados grupos apeados.

carnaval@acestarreja.pt