A primeira entrevista do Rei do Carnaval de Estarreja 2006

quinta, 2 de fevereiro


O Rei do Carnaval de Estarreja ordena que "se divirtam ao máximo!".

Uma ordem a que todos os estarrejenses e visitantes, que venham à Cidade nos dias 26 e 28, devem obedecer. E não será difícil. O comediante Fernando Rocha traz doses desmedidas de humor e boa disposição.

Na sua primeira entrevista como Rei de Carnaval de Estarreja, dada ontem à tarde à Rádio Voz da Ria, o contador de anedotas portuense revelou que vai vestir pela primeira vez este papel “com todo o orgulho”.

O criador das personagens afamadas “Matumbina”, “Tibúrcio” e “Rasteirinho”, promete um reinado inovador. “Vou fazer tudo aquilo que nunca fiz em lado nenhum”.

Com um humor peculiar, é impossível ficar indiferente à postura, à energia e à forma única como conta qualquer história. Os súbditos vão ficar surpreendidos. “Vai ser a loucura total, é como soltar um touro na arena. Larguem-me e logo se vê”.

No dia 18, será escolhida a sua Rainha. Essa noite ficará ainda marcada pela primeira “overdose” de gargalhadas num espectáculo de Fernando Rocha na abertura das Festas Sorepane, na Arrotinha.

A eleita para desfilar ao lado de Rocha nos desfiles, a 26 e 28 de Fevereiro, deve possuir as seguintes qualidades: “tem que ser divertida e bem disposta”, exige Sua Majestade que deseja um par real com “um campo enérgico de tal forma grande que as pessoas a um quilómetro recebam essa energia e se divirtam no Carnaval”.

O humorista participa no programa “Levanta-te e Ri”, da SIC, e faz espectáculos por todo o Mundo, mas confessa que não esperava alcançar tanto sucesso, nem tão pouco ganhar a vida a contar anedotas.

A persistência, o empenho e a dedicação foram chaves essenciais. “A sorte procura-se e fui batendo a algumas portas. Não fiquei à espera, fui batalhando e dei a conhecer o meu talento. Houve um grande trabalho da minha parte e as pessoas reconheceram-no”.

O seu género peculiar de contar anedotas com linguagem "calão" e com a acentuada pronúncia do norte, conquista fãs de todo o mundo e enche coliseus e salas de espectáculo por onde passa.

Este mês, promete transbordar de bom humor o Carnaval de Estarreja.

carnaval@acestarreja.pt