Orçamento do Carnaval é de 130 mil €

Sexta, 6 de Janeiro


A ACE aprovou, a 29 de Dezembro, o Orçamento para o Carnaval de 2006. Este ano, o evento irá absorver uma verba que ronda os 130 mil euros.

O documento foi aprovado em Assembleia-geral, por unanimidade, pelos grupos de Carnaval. Os principais objectivos da direcção eleita recentemente são “a estabilidade financeira e o crescimento do Carnaval de Estarreja”.

O presidente da ACE, Pedro Mendes, garante que a redução do valor do Orçamento não terá implicações negativas na qualidade do principal cartaz de Estarreja.

“Apesar do orçamento ser mais baixo, tal não representa uma diminuição da qualidade do nosso Carnaval, uma vez que a Câmara Municipal assume um papel preponderante na organização”.

Além disso, o subsídio dos grupos irá manter-se. O bolo total destinado aos grupos ronda os 99 mil euros sendo esta a maior despesa a desembolsar pela ACE.

A bilheteira é a principal fonte de receitas estimando-se uma entrada de 70 mil euros. A Câmara assegura um subsídio de 30 mil euros e o pagamento do cachet do Rei (6050 euros).

O contrato-programa a celebrar entre a Câmara e a ACE pretende “estabelecer uma melhor definição de tarefas entre as partes, obtendo-se uma gestão mais rigorosa” e visa “a responsabilização acrescida das tarefas de cada uma das entidades, o que permite um maior controlo e rigor de todo o processo, como é objectivo comum dos responsáveis”, refere a proposta da Câmara referente ao apoio financeiro a atribuir à ACE e que foi aprovada em reunião camarária.

O Presidente da ACE explica que “o apoio da CME concretizar-se-á, conforme protocolado, no assumir de algumas situações, que não só retiram encargos à ACE, como ainda simplificam o trabalho da ACE, na medida em que teremos mais tempo para nos debruçarmos sobre os grupos e a organização do próprio desfile”.

A 52 dias do Carnaval, o desígnio final é “conseguir elevar, uma vez mais, o nome de Estarreja, dignificar a terra onde vivemos e criar condições aos grupos, associações e estabelecimentos de ensino para que continuem a participar e a crescer com o Carnaval de Estarreja”.

carnaval@acestarreja.pt