“Vai quem Quer” e “Os Viscondes” são os campeões do Carnaval de Estarreja 2020

segunda, 2 de março


A  escola mais antiga a desfilar no carnaval estarrejense, a “Vai Quem Quer”, homenageou na “avenida” do Sítio do Carnaval os verdadeiros artistas… os Costureiros e as Costureiras, os Alfaiates e os Estilistas com o enredo “Feito Por Medida”. À sua passagem durante o desfile, a escola arrebatou o público e o coletivo de juízes conquistando o primeiro lugar da edição de 2020 do Carnaval de Estarreja. 

O grupo de folia “Os Viscondes” arrecada o primeiro lugar com “Salreu 2020”, um tema que trouxe para o entrudo estarrejense uma preocupação global, as alterações climáticas. Mas ao contrário do que se passa no mundo, em Salreu este fenómeno tem arrefecido a freguesia. Num ambiente de plena euforia e alegria, a Estância de Desportos de Neve da Nossa Senhora do Monte surpreendeu todos os espetadores do “Teatro a Céu Aberto” com modalidades pouco comuns onde reinou a folia e a diversão.

As outras 4 escolas de samba e os 6 grupos de folia também transbordaram muita alegria, brincadeira, folia, diversão, cor e energia. 

A escola de samba “Trepa de Estarreja” trouxe à avenida estórias inspiradas nos mais famosos mitos e superstições com o enredo “Acreditar eu não acredito, mas que as há, há…”  Com uma garra contagiante, os “Zsazsa´s” retrataram a descoberta do caminho marítimo para a Índia com “Atraca Vasco, atraca, que perder é para nação fraca”. O “Gresfa” com “Pólen'Ásia” visitaram o mundo das abelhas, do mel e dos apicultores. 

No ano que comemoram o 18.º aniversário do grupo, as “Saias & Companhia” sob o tema “Ah…Bôua” falaram da metamorfose das borboletas e “gritaram com o coração, somos maiores de idade.” As tradições espanholas foram o ponto de partida para o desfile da escola de samba “Os Morenos”. Levaram toda a audiência a viajar por terras de “nuestros hermanos” com “Olé Espanha, La Pluma Es La Lengua Del Alma”. 

Em pleno Carnaval, o grupo “Tas´Ku´Ela” inaugurou o novo Hotel Casino Resort – Antuã Palace 8.5* com o lema “O Que Acontece em Estarreja, Fica em Estarreja”. As aventuras do mais famoso marinheiro da banda desenhada, o Popeye, a sua eterna namorada, Olívia Palito, marcaram o desfile dos “Pimpões”. 

Com muita luz e cor, a escola de samba “tribal” apresentou o enredo “Soy Latina” inspirado na riqueza e na diversidade da América Latina. Os “Xatiados” com “KaçaOnIce” demonstraram a realidade da sua diminuta urbe que enfrenta as mesmas dificuldades dos esquimós. A “Samba Côco de Estarreja” apostou todas as fichas, baralhou as cartas, girou a roleta e lançou os dados com o enredo “Vamos a Jogo”.

E como não há Carnaval sem reis, o “carro da realeza” com Tiago Nóbrega e Ivete Valente, e os Reis de Palmo e Meio, Leandro Marques e Ariana Marques, também brilharam nos Grandes Corsos de Carnaval.

Transmissão em direto no Facebook une Estarreja ao mundo 

Pelo 2.º ano consecutivo, a transmissão em direto no Facebook levou um dos melhores e mais antigos cortejos carnavalescos do país aos quatro cantos do mundo alcançando 623 409 pessoas e 304 943 visualizações online em três dias de emissão no Desfile Noturnos e nos Grandes Corsos de domingo e de terça-feira. Foram três desfiles e dez horas de emissão, e os comentários fizeram-se chegar de diversos países como o Brasil, França, Suíça, Estados Unidos e Alemanha: “saudades da minha terra”, “quem me dera estar presente”, “agradeço a transmissão do corso, é bom para nós emigrantes vermos o que de melhor se faz no nosso país.”

No sábado, dia 22 de fevereiro, a cidade de Estarreja foi palco do programa “Aqui Portugal” da RTP. Durante 8 horas de emissão em direto da Praça Francisco Barbosa mostramos o Carnaval de Estarreja e Estarreja a 150 países.

Acolhimento de públicos é aposta ganha 

O Carnaval de Estarreja apresenta-se hoje mais estruturado, melhor organizado e com um espetáculo único, fruto do programa de reposicionamento e qualificação do evento iniciado em 2016, culminando na inauguração de um novo palco no Parque Municipal do Antuã, em 2018, o que trouxe significativas mudanças ao nível das condições de acolhimento de públicos, de visualização do espetáculo e de experiência para visitantes.

No ano em que aposta foi nas comodidades dos públicos, os números superaram todas as expectativas. O Carnaval de Estarreja disponibilizou 5 mil lugares sentados e mais de 6 mil lugares de pé para que os visitantes tivessem uma experiência única ao assistir aos desfiles, parques de estacionamento na periferia do recinto com transfer, e continuou com a parceria com os Comboios de Portugal (CP).

Outro passo dado na qualificação do entrudo estarrejense foi a disponibilização da bilheteira online. Os visitantes tiveram a oportunidade de adquirir os bilhetes para o Carnaval Infantil, Desfile Noturno e Grandes Corsos, confortavelmente, através da plataforma online.

A organização contou ainda com o apoio de cerca de 40 voluntários que se revelaram um precioso recurso e uma ajuda fundamental na produção e acolhimento de públicos deste evento. A estes juntaram-se os Bombeiros Voluntários de Estarreja, que garantiram o bem-estar do público e desfilantes. . Sem esquecer as empresas locais que se associaram ao Carnaval de Estarreja, como mecenas, contribuindo, por um lado, para o desenvolvimento da vida Cultural do município e da região e, por outro lado, fomentando o enriquecimento da imagem da sua empresa e o reconhecimento da sua responsabilidade social, por via da sua vinculação ao setor público.

Mesmo em tempo de folia, a sustentabilidade não foi esquecida. Numa parceria com a ERSUC, o Município de Estarreja tornou o Carnaval num eco evento com o compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos. Associada a esta componente, houve também a vertente de responsabilidade social. As receitas dos resíduos encaminhados para reciclagem reverterão a favor da CERCIESTA. 

Folia já tem data para 2021

O Carnaval de Estarreja regressa em 2021 e já com datas definidas: a festa vai fazer-se entre 6 a 16 de fevereiro de 2021.

Até lá, há uma série de eventos a anotar:
- Presença do Carnaval de Estarreja na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa | 14 de março de 2020; 
- Samba com Vida 2020 | 27 a 29 de março (org. Trepa de Estarreja)
- Apresentação do DVD do Carnaval de Estarreja 2020 | 19 de abril, 17h, Cine-Teatro de Estarreja;
- Troféu Nacional de Samba 2020 | 20 de junho, 22h, Parque Municipal do Antuã
- Carnaval de Estarreja 2021 | 6 a 16 de fevereiro

carnaval@acestarreja.pt