Está na terra do Carnaval!

Sorria, aproveite e fique para uma estadia mais prolongada

Domingo, 16 de Fevereiro

BioRia
Casa-Museu Egas Moniz
ESTAU - Obra de Vhils - foto Sara Pinheiro

A natureza mora aqui! E a poucos metros da efervescência do Carnaval, o BioRia convida a uma pausa e a usufruir da paisagem no Baixo Vouga Lagunar. Para quem nos visita no Carnaval, há passeios gratuitos de barco moliceiro nos dias 22 e 24 de fevereiro. 

O património natural ímpar, a Ria de Aveiro, os Esteiros e Ribeiras acolhem uma biodiversidade única com inúmeras espécies de fauna e flora, que podem ser observadas ao longo dos 8 percursos pedestres e cicláveis e também nos canais da Ria. Entre um sem fim de mistérios selvagens, talvez encontre a Lontra, espécie rara que inspirou a Locas, a mascote do Carnaval de Estarreja.   

É ela, a Locas, que nos recebe nas entradas da cidade. Esculturas enormes que convidam a viver estes dias de folia. A cidade está vestida a rigor para o Carnaval, com vários elementos decorativos que não passam despercebidos. 

A cor funde-se com a cidade também através dos vários murais de arte urbana que compõem o circuito internacional ESTAU – Estarreja Arte Urbana. Um museu a céu aberto com visita obrigatória e que apresenta o melhor que se faz em Arte Urbana no mundo. Entre os artistas que já cá deixaram a sua marca e obras de beleza inigualável, estão os portugueses Vhils, Akacorleone, Samina ou The Empty Belly e os estrangeiros Millo, Fintan Magee, Bicicleta Sem Freio e Bosoletti.

E tudo começou com a obra "Guarda-Rios", de Bordallo II, executada durante a feira de observação de aves e turismo de natureza ObservaRia 2015, no Parque do Antuã, que durante estes dias é o Sítio do Carnaval. A natureza também se respira no centro da cidade, e entre desfiles e folia, pode aqui fazer um passeio à beira rio no Parque Municipal do Antuã ou sentar-se na agradável esplanada do Café do Parque. 

Está na terra de Egas Moniz. Entre na casa onde nasceu e viveu o único Prémio Nobel da Medicina português. Antiga Casa do Marinheiro, o edifício que hoje conhecemos é um projeto do arquiteto suíço Ernesto Korrodi, executado entre 1915 e 1918, a pedido do médico e cientista. A seus pés, os jardins da Quinta do Marinheiro convidam a um passeio até ao Rio Gonde.

A par do património natural único, as tradições e o artesanato, o património arquitetónico e a gastronomia intensificam o convite para a vir à descoberta do nosso concelho.

Siga o nosso roteiro.

 

Está na terra do Carnaval! Sorria, aproveite e fique para uma estadia mais prolongada. Siga as nossas sugestões e venha descobrir Estarreja!

Bioria – uma descoberta do mundo selvagem, em pleno Baixo Vouga Lagunar!
Inúmeros mistérios da vida selvagem podem ser descobertos ao longo dos trilhos naturais. Composto por oito percursos que podem ser aproveitados através de diversos meios: caminhadas, passeios de bicicleta, passeios de veículo elétrico (visitas guiadas). Aventure-se e venha descobrir este tesouro natural.
Para visitas guiadas será necessária marcação prévia até dia 20 de fevereiro para visitabioria@cm-estarreja.pt. 
+Inf.: www.bioria.com
Telemóvel: 962774466
Morada: Esteiro de Salreu

Passeios de Moliceiro - Experiências únicas em pleno coração da Ria de Aveiro!
Venha descobrir mais sobre a natureza e o Baixo Vouga Lagunar a bordo de um moliceiro, o icónico barco da Ria de Aveiro. Navegando por tradições, histórias e encantos naturais.

Concentração: Esteiro de Salreu

Horários
Dia 22, sábado: 15H30 e 16H40
Dia 24, segunda: 16H30
(o passeio realiza-se com um número mínimo de 10 participantes)

Lotação limitada/ 
Valor 8€ / Passeio gratuito para portadores de bilhete de um dos Grandes Corsos do Carnaval de Estarreja, mas sujeitos a marcação prévia até ao dia 20 de fevereiro para geral@terradeagua.com / 234 069 879 / 915 262 793 

*Ação dependente das condições climatéricas e das marés. 
+Inf.: http://www.terradeagua.com/


Circuito de Arte Urbana “ESTAU” - Parar, observar e sentir a arte nas ruas!
Um completo museu a “céu aberto” e acessível a todos. A Arte Urbana fala com a cidade, com as pessoas, com o património e por sua vez com a natureza, através dos murais, assinados por reconhecidos artistas portugueses como Vhils, Bordalo II, Samina e The Empty Belly ou os estrangeiros Fintan Magee, Bicicleta Sem Freio, Bosoletti, Isaac Cordal ou Millo, que aqui deixaram obras de beleza inigualável.
Caso pretenda uma visita guiada, poderá fazer a sua inscrição de forma gratuita até o dia 20 de fevereiro para turismo@cm-estarreja.pt. 
Website: https://www.cm-estarreja.pt/estau
Email: turismo@cm-estarreja.pt
Telefone: 234840600

Casa Museu Egas Moniz – Casa-Museu do Único Prémio Nobel Português
Intimamente relacionada com a figura de Egas Moniz que, em 1949 recebeu o galardão na área da Medicina, a Casa Museu apresenta obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar entre muitos outros, bem como coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura, escultura e a sua notável biblioteca pessoal, poderão ser apreciadas.
+Inf.: casamuseuegasmoniz.com
Email: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt
Telefone: 234884518 
Morada: Rua Prof. Doutor Egas Moniz, 3860-078 Avanca

Casa Marieta Solheiro Madureira – Um “hino ao amor”!
Edifício concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira. Possui uma coleção de pintura, arte-sacra, mobiliário, cerâmica, prataria e objetos diversos. Destaca-se a pintura com obras de: Rivera, Diogo Teixeira, Gregório Lopes, Didacus Calvert, Josefa de Óbidos, Carlos Reis, Martinez Rúbio e José de Guimarães, entre outros.
Website: www.fundacaomadureira.com
E-mail: info@fundacaomadureira.com
Telefone: 234842241
Morada: R. Prof. Dr. Egas Moniz 300, 3860-387 Estarreja
* Visita gratuita, mas sujeita a marcação prévia até ao dia 20 de fevereiro para info@fundacaomadureira.com

carnaval@acestarreja.pt