Marchas Luminosas procuram os melhores foliões de 2020

quarta, 22 de janeiro


Venha festejar o Carnaval na noite mais louca do entrudo estarrejense. Dia 19 de fevereiro, quarta-feira, as ruas de Estarreja estarão ao rubro com as Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos. E começam com a tradicional chegada dos Reis, Tiago Nóbrega e Yvette Valente, à Estação da CP. Neste desfile “mais trapalhão” estão todos convidados a participar e a brincar ao Carnaval. 

As Batalhas das Flores, no início do século XX, deram início à história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país. 

Para além das Batalhas das Flores, o tradicional Carnaval da Folia é, até hoje, fortemente marcado pela noite das Marchas Luminosas, cujas primeiras referências históricas aparecem no Jornal “O Povo da Murtosa” de 19 de fevereiro de 1912. Aí se dava conta de uma noite de Marchas Luminosas, sendo a primeira iniciativa do género no Concelho, e referia-se que todas as casas por onde a marcha luminosa passasse prometiam iluminar as suas fachadas, antevendo-se um efeito deslumbrante.

Hoje, compreendendo o Carnaval de Estarreja como manifestação de várias expressões culturais, sendo a diversidade o seu maior ativo, temos vindo a preservar a tradição desta noite, estimulando a participação informal de toda a comunidade, em grupo ou individualmente. 

Este desfile, marcado pelo tradicional Carnaval da Folia e pela chegada dos Reis do Carnaval à cidade, e é a noite em que todos os foliões estão convidados a sair à rua, juntando-se ao desfile com toda a sua alegria, para se divertirem e animarem com partidas carnavalescas, sátira, crítica social e muito boa disposição, os milhares de visitantes que vem ver o desfile e receber os Reis do Carnaval.

Aqui vive-se o verdadeiro sentimento de folia e a expressão “É Carnaval, ninguém leva a mal!” é verdadeiramente assumida e a diversão é garantida. Neste contexto, é nosso propósito desafiar todos os foliões a serem criativos, colocando a velha máscara ou retocando a antiga fantasia, e, individualmente ou em grupo, participarem no desfile das Marchas Luminosas, habilitando-se ao prémio que será criado para estes participantes. 

Normas de Participação
Formulário de Inscrição

carnaval@acestarreja.pt